Project Description

Transportes

  • Desenvolvimento de vários componentes eletrónicos e de software para o avião Airbus A400M. Na vertente eletrónica: desenvolvimento de sistemas de controlo de combustível, geração e distribuição elétrica, sistemas de navegação inercial, instrumentalização e sensores. Na vertente de software: desenvolvimento de controladores de voo, interfaces homem/máquina e displays.

  • Gestão de projeto de desenvolvimento do software responsável pelo sistema elétrico do avião Airbus A380 e elaboração da respetiva documentação.

  • Investigação e estudos orientados à otimização de sistemas que permitam tornar o transporte aéreo mais ecológico e mais económico.

  • Desenho da arquitetura e desenvolvimento da rede IGLE, para mapear a rede de comboios de alta velocidade (ramal IRIS 320). Levantamento de requisitos técnicos, tratamento de dados e Geolocalização dos comboios em tempo real.

  • No contexto de uma parceria entre a Alstom (empresa que desenvolve e comercializa sistemas, equipamentos e serviços para o sector ferroviário) e a SNCF (entidade gestora dos caminhos de ferro em França), a Adentis participou na homologação de um codificador ETCS nível 1, para análise, testes, configuração e monitorização do sistema.

  • Participação no estudo para uma nova versão da Appitrack (máquina que auxilia a colocação e fixação dos carris de forma automática). Desenvolvimento da interface homem/máquina. Conceptualização de um protótipo de apoio à orientação e posicionamento dos elementos de fixação dos carris usando um teodolito (instrumento de precisão ótico que mede ângulos verticais e horizontais).

  • Desenvolvimento de sistemas para deteção automática de carris danificados, através de soluções eletrónicas.

  • Desenvolvimento de um sistema que permite acelerar o processo de alteração de rota de um comboio através de análise sonora sobre os carris, detetando o movimento de uma composição e acionando o mecanismo de mudança de direção da mesma (agulha) antecipadamente, com o objetivo de garantir a segurança na circulação ferroviária.

  • Conceção e teste dos sistemas embebidos para comunicação comboio-voz e desenvolvimento de softwares de acordo com o Sistema Europeu de Controlo do Tráfego (ECTS).

  • Desenvolvimento de um sistema de informação que recolhe os horários de passagem dos comboios em todo o território nacional francês (500000 observações por dia, 10000 utilizadores).

  • Conceção de vários módulos Web, do grupo Selectour, assegurando a integração com o motor de reservas da SNCF (empresa gestora dos caminhos-de-ferro Franceses).

  • Levantamento de requisitos para o projeto TGV na região francesa Bretagen-Pays de Loire no âmbito do ERTMS (European Railway Traffic Management System).

  • Projeto de estudo, teste e produção de relatórios, segundo o modelo CEM, para o trajeto de comboio de alta velocidade Tânger-Kenitra, em Marrocos.

  • Desenvolvimento do sistema Ouragan, para controlo do metro de Paris (Linha 13), em França.

  • Implementação e monitorização do repositório de documentos para a construção de linha do Metro de Toulouse, em França.

  • Revisão e validação de certificados de expedição dos equipamentos e preparação da configuração do sistema para a construção do metro de Argel, na Argélia.

  • Desenvolvimento da interface para supervisão do metro de Baku, no Azerbeijão.

  • Validação do software para renovação dos equipamentos de sinalização nos acessos ao metro.

  • Conceção e desenvolvimento de um sistema HUD (Head-up Display) sobre o para-brisas, para visualização de informações e alertas relacionados com velocidade, localização e segurança (travões, obstáculos, acidentes, entre outros) de um automóvel.

  • Criação de um módulo autónomo para integração em auto-rádios, preparado para suportar outros dispositivos conectados via Bluetooth, tais como telemóveis ou leitores de MP3/4.

  • Criação de um simulador estático e de um simulador dinâmico para um dispositivo de ajuda à condução através da ótica de um veículo autónomo.

  • Conceção e realização de calculadores de controlo motor, de gestão dos elementos de segurança como Airbags, ESP, ABS, entre outros.

  • Criação de um sistema para equipar veículos automóveis com um sistema de informação e entretenimento de nova geração para dispositivos Android.

  • Desenvolvimento de aplicação Android para receção de rádio e televisão em automóveis.

  • Desenvolvimento de um sistema de Geolocalização (SIG) para o projeto GEOMAPS, com o IGN – Institut National de l’information Géographique et Forestière (Instituto Francês de Informação Geográfica e Florestal).

  • Gestão de um projeto de Geolocalização (SIG) em parceria com um integrador de GPS. Gestão do fluxo de dados gerados verificando anomalias e inconsistências nos mesmos. Realização da especificação técnica para o desenvolvimento da solução de integração dos dados gerados pelo sistema. Investigação de novos projetos em que a tecnologia desenvolvida possa ter aplicabilidade.

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